Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo
Avenida dos Pioneiros, nº 500
Faça seu Login no Portal |

Notícia

Prefeitura Municipal de Catanduvas


SEMINÁRIO COM PRODUTORES DE LEITE AVALIA CHAMADA PÚBLICA EM CATANDUVAS


Através de um Seminário realizado dia 10 de novembro, no Memorial da Revolução, em Catanduvas, foi realizada a avaliação dos trabalhos da Chamada Pública do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário no município.
Na ocasião, foi feita uma retrospectiva do planejamento executado até agora, tanto nas propriedades quanto nos eventos coletivos, como também os avanços conseguidos até o momento e qual o impacto na renda das famílias.
Foi uma oportunidade importante para os produtores evidenciarem o seu nível de satisfação em relação às orientações que vêm recebendo, na atividade leiteira.
Salienta-se que o trabalho desenvolvido nesta chamada pública vêm de encontro ao que as próprias famílias demonstraram que era importante para elas melhorarem a produção e a qualidade de vida. Assim, tudo começou com o DRP – Diagnostico Rural Participativo, depois o Planejamento Comunitário e, por último, o evento técnico.
Já nas propriedades, foi realizado o Diagnóstico da UPF – Unidade de Produção Familiar e o Plano Produtivo, além de uma visita técnica, em cada propriedade.
Neste primeiro ano, o trabalho foi intenso, devido ao trâmite burocrático da chamada pública, porém no segundo e no terceiro anos a atuação será mais focada á produção, o que será benéfico para as famílias envolvidas.
Para facilitar a introdução de novas tecnologias, foram implantadas URs – Unidades de Referência a cada grupo de vinte produtores, lembrando que são sessenta famílias envolvidas no município. Portanto, têm-se três Unidades de Referência, que são acompanhadas mensalmente, com o intuito do desenvolvimento das mesmas através da adoção de novas tecnologias, que servem de exemplo para as demais propriedades.
A fim de aproveitar melhor o tempo e orientar os produtores, neste seminário também foram realizadas duas palestras, uma sobre Previdência Rural, pelo Extensionista Luiz Henrique Klinger, e outra sobre Gestão da Atividade, por Roberto A. Zardo, ambos do Instituto EMATER.
Segundo o técnico do Instituto EMATER, Délcio Giuliani, o trabalho está surtindo efeito gradativo no sentido de aumentar a produção de leite, a preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população rural.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 16/11/2015

  Imagens