Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo
Avenida dos Pioneiros, nº 500
Faça seu Login no Portal |

Notícia

Prefeitura Municipal de Catanduvas


A Secretaria Municipal de Assistência Social


A Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS, em parceria com as Secretarias de Educação e Esportes, Saúde, Cultura e Turismo, Conselho Tutelar e o CDMCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente executou o projeto 18 de maio - Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, envolvendo várias ações, iniciando na mobilização dos alunos dos 5º anos das escolas do município para a elaboração de redações sobre a temática, sendo que este teve início no dia 30 de abril de 2015, com palestra ministrada pela Psicóloga do CRAS Camilla Radel Marcolin, para esclarecimentos referentes ao tema. Posteriormente as escolas trabalharam o tema em sala e redigiram as redações, onde foi escolhida uma redação por escola e destas uma que se destacou.

            No dia 18 de maio de 2015 foi realizada a 1ª Passeata com concentração e saída de frente ao Centro de Saúde e chegada ao Ginásio de Esportes Municipal, com a participação dos alunos envolvidos no projeto, professores, autoridades e funcionários das secretarias envolvidas.  Durante a caminhada também foram distribuídos panfletos com informações a população. O objetivoda mobilização é convocar todos os munícipes de Catanduvas/PR para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, estimulando eencorajando as pessoas a denunciarem e revelarem situações de violência contra crianças e adolescentes.

 Após a chegada ao Ginásio de Esportes teve a entrega das premiações do Concurso de Redação que teve a seguinte classificação: 1º lugar Geral: Jelson Thomé de Paula aluno da Escola Municipal Professor Valentin Thisen de Santa Cruz. E o primeiro lugar de cada escola: Igor Gabriel da Silva aluno da Escola Municipal de Reassentamento São Marcos; Crislaine Pacheco de Souza aluna da Escola Municipal Frei Henrique Soares Coimbra de Ibiracema; Giovana Vieira Rambo aluna da Escola Municipal Professora Maria Mayer; Wagner Miranda Bartz aluno da Escola Municipal Tiradentes e Maria Luiza Fortunato Laurindo aluna da FEDUCAT, e finalizando com tarde recreativa, lanche e apresentação do Grupo de dança de hip-hop (Grupo HusterRockers e BP Crew) de Cascavel.

            Além da premiação as melhores redações, tivemos o apoio do Comércio Local e das empresas (Ótica e CIA, Contec Contabilidade, Supermercado Ideal, Supermercado TAXA, Grão Fértil, SANEPAR, Banco Cressol, Sicredi,Rádio Pioneira FM, Banco do Brasil, Bradesco) na doação de brindes que foram sorteados entre as demais crianças.

Verificou-se no decorrer do projeto o envolvimento de toda a equipe do CRAS, professores, funcionários das Secretarias parceiras e acima de tudo das crianças e adolescentes que demonstraram compreensão da temática e literalmente vestiram a camisa no combate ao abuso e exploração sexual infantil.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 20/05/2015