Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo
Avenida dos Pioneiros, nº 500
Faça seu Login no Portal |

Notícia

Prefeitura Municipal de Catanduvas


Na safra atual, os vinicultores de Catanduvas est&


Na safra atual, os vinicultores de Catanduvas estão comemorando a boa produção. O clima favorável, relativamente seco em dezembro, proporcionou alto teor de açúcar nas uvas, fator preponderante para a melhor qualidade do vinho. 
Na vinícola foram elaborados mais de 5.000 litros do produto, que serão reservados para a Festa do Vinho. Além disso, os produtores elaboraram mais outro tanto para o consumo próprio. Segundo o presidente da AFRUPI, Maurílio Ditadi, o vinho produzido com uvas oriundas do próprio município tende a ser melhor porque se evita o transporte da fruta a grandes distâncias, o que garante a manutenção da qualidade da matéria prima "Este ano o vinho é 100% catanduvense". Conta Maurílio.
O EngºAgrº do Instituto EMATER, Délcio Giuliani, acompanhou o processo de vinificação na Vinícola Microrregional e confirmou a boa qualidade do produto. Tanto a produção da uva quanto a elaboração do vinho precisam de acompanhamento técnico, diz o Secretário da Agricultura, LeocirReck.
Para este ano, a idéia da prefeita Noemi, é fazer uma festa modesta porém bem organizada, no entanto a grave crise econômica pela qual passa o Brasil e o Paraná afeta também o município de Catanduvas,e a prefeita esta concentrando esforços para conseguir recursos e viabilizar a realização da festa, a qual ainda não esta garantida, inclusive a prefeita Noemi deverá viajar à Brasília para tratar do assunto do hospital e também de recursos para a festa do vinho "O importante é ter vinho de boa qualidade para oferecer ao consumidor, e também fazer a festa com menos gastos possíveis para o município". Afirma a prefeita.
A expectativa dos produtores é comercializar cerca de 3.000 mil litros de vinho na festa, além de suco e outros derivados. Também, esperam continuar as vendas posteriormente nas propriedades, onde é comercializado o vinho produzido artesanalmente.
Há grande expectativa da legalização da vinícola, a curto ou médio prazo, para que a produção seja colocada no comércio local e regional, garantindo, assim, maior volume de comercialização de vinho e derivados.
Assim, poderá ser alcançada a plena produção da vinícola, que é de 30.000 mil litros de vinho por safra, podendo ainda este volume ser aumentado 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 13/03/2015

  Imagens