Os"tesouros" na verdade são objetos, armas e munições que foram utilizadas durante a revolução de 1924 em Catanduvas no Paraná "Catanduvas guarda a história do Paraná e do Brasil no Memorial da Revolução de 1924, e estes achados ficarão guardados para que as futuras gerações conheçam o que aconteceu aqui". Relata o historiador Adelar Paganini, referindo-se a luta final da revolução "tenentista" que durou seis meses e transformou o oeste do Paraná
Ao caminhar entre as trincheiras da revolução é fácil encontrar balas de metralhadora e fuzil a olho nu e se a tiver em mãos um detector de metais pode-se encontrar diversos tipos de munição usadas na revolução de 1924. Com um detector de metais emprestado do jovem Rodrigo Peixoto Bueno, os amigos Flavio Valmini, Lindomas P. Santos, Wilson Oliveira popular gordinho e Adelar Paganini, encontraram em aproximadamente duas horas de prospecção, 43 objetos relacionados a revolução de 1924 "Sempre tive curiosidade de escavar as trincheiras e agora vejo a importância do achado para a nossa história". Complementa "gordinho" um dos que mais estava entusiasmado em cavar na propriedade do Lauro Kovaleski.
Dentre os achados esta um prato esmaltado, usado para refeições dos soldados, que foi encontrado a aproximadamente 60 cm de profundidade dentro de uma das trincheira, os objetos encontrados estão em exposição no Memorial da Revolução de 1924 inaugurado em 2013 pela prefeita Noemi.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.