Catanduvas busca mais prazo para não perder verba a pronto-atendimento
A prefeita Noemi Moura e o secretário de Administração, Olímpio de Moura, viajaram a Curitiba e a Brasília para tratar de um tema importante para o futuro da saúde pública de Catanduvas. Eles mantêm audiências para pedir mais prazo ao vencimento de etapas burocráticas para a regularização do terreno que abriga hospital privado desativado há quase um ano no município. “O alongamento do prazo é necessário para que não percamos emenda no valor de R$ 1,1 milhão para a compra da estrutura”, conforme Noemi.
O dinheiro para a aquisição do antigo hospital foi garantido pelo senador Sérgio Souza por meio de emenda, no entanto ela tem prazo, que é dos mais exíguos, para que o recurso possa ser utilizado. O hospital foi construído há décadas em uma área que pertence à Curia Diocesa de Cascavel. “Já fizemos todos os acordos e a parte que compete à prefeitura está pronta. Falta apenas a finalização da escritura por parte do proprietário do hospital, que já está em cartório”, informa Olímpio.
As negociações, que se arrastam desde o início do ano, é para que o Depen, Departamento Penitenciário Nacional, compre a estrutura e o transforme em uma unidade para prestar atendimentos aos presos que cumprem pena na Penitenciária Federal de Catanduvas. O Ministério de Defesa aprovou a sugestão e técnicos da Caixa Econômica Federal já estiverma no município para a avaliação da estrutura. Mas para que o negócio seja concretizado, a União exige que toda a documentação esteja rigorosamente em dia.
Em vez de hospital, a estrutura será readequada para atender como uma UPA, Unidade de Pronto-Atendimento. “Com isso, além dos condenados, ela atenderia moradores do município que precisam ser assistidos pelo SUS, o Sistema Único de Saúde”, informa o secretário Olímpio. Se tudo correr bem, a previsão é de que a nova estrutura entre em atividade no exercício de 2014.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.