Inauguração de Mini-Abatedouro de Frango em Catanduvas
Dia 13 de setembro, na Vila união, município de Catanduvas, a família Lopes realizou o sonho de ter sua agroindústria finalmente implantada. Há anos que o Sr. Osmir Lopes vinha produzindo frangos semi-caipiras em sua propriedade para vender a clientes de sua pequena mercearia, localizadas à margem do asfalto, no sítio onde mora. Com o declínio de seu estabelecimento comercial, ele e sua família resolveram investir mais na produção de frangos.
Quando seu filho Osmair Ferreira Lopes, que morava com os pais, se formou em biologia, houve a decisão da família em legalizar a atividade para melhorar a renda e poder manter o filho na propriedade. Daí que, com o apoio do Instituto Emater, houve avanço nesse sentido.
Após dois ou três anos de planejamento, análise dos custos de produção, estudo de viabilidade econômica, análise de mercado e elaboração de projetos, finalmente a agroindústria se tornou realidade.
Com recursos do PRONAF Agroindústria, foi construído um pequeno aviário para 3.000 aves e a antiga mercearia foi transformada num mini-abatedouro, onde os frangos são abatidos, embalados e refrigerados. Por enquanto, são abatidos 150 frangos (de 5 kg líquidos em média) por semana, mas há capacidade para aumentar a produção. O empreendimento é administrado pelo Osmair e sua esposa, pois o mesmo casou e permaneceu na propriedade dos pais, que também trabalham na unidade.
A comercialização é realizada na própria propriedade e também na COPERAFA de Catanduvas; mas de agora em diante, com a legalização da atividade, a produção será entregue também nos mercados do município, bem como através dos programas oficiais (PAA e PNAE), o que ajuda a melhorar a qualidade da alimentação da população beneficiada.
Enfim, este é o resultado de um árduo mas gratificante trabalho desenvolvido pelo EMATER em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura, COPERAFA e Associações de produtores existentes no município.
Estiveram presentes na inauguração a prefeita Noemi Schmidt de Moura, Carlos Roberto Strapasson, do Instituto Emater de Cascavel, os secretários municipais Olimpio de moura, da administração, e Leocir Reck, da agricultura, entre outras autoridades.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.