ENCONTRO MICRORREGIONAL DE VITIVINICULTORES EM CATANDUVAS
Foi realizado, dia 26 de julho, no Centro Cultural de Catanduvas, um encontro microrregional de vitivinicultores, onde participaram cerca de sessenta produtores de uva e vinho de seis municípios da microrregião oeste da cantuquiriguaçu.
O evento foi realizado pelo Instituto EMATER, em parceria com a Administração Municipal e a AFRUPI –Associação de Fruticultores da Piquiriguaçu; com apoio financeiro do PRO–RURAL, um programa do governo do estado que visa melhorar a cidadania e a renda no campo.
Na ocasião, foram abordados temas diversos: Evolução da Atividade Vinícola, por Délcio Giuliani do Instituto Emater; Mercado de Vinhos Coloniais e Suco de Uva, por Paulo Andrade, da SEAB (Secretaria da Agricultura e Abastecimento); Cuidados na Colheita da Uva e na Elaboração de Vinhos, por Célio Potrich, do Instituto Emater, e Legalização da Atividade, por Elton Massarollo, do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).
Eventos como este são de fundamental importância para desenvolver a vitivinicultura na região e ajudar os produtores na comercialização de seus produtos, bem como na legalização da atividade vinícola.
Há anos que Catanduvas se destaca em relação à produção vitícola, onde havia a tradicional Festa da Uva, que foi convertida na Festa do Vinho, a qual será realizada em setembro, este ano.
A idéia das lideranças locais e regionais é de consolidar a atividade vitivinícola na região, de modo que a uva e seus derivados se tornem uma nova fonte de renda aos produtores, juntamente com o Turismo Rural, que vem despontando nos últimos anos.
Para isso, a participação do Instituto Emater na organização dos produtores e na assistência técnica aos mesmos é de fundamental importância, bem como o apoio das Administrações Municipais, a exemplo de Catanduvas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.